|Slow Fashion - Conheça a Vertente de Moda Sustentável|


O consumo consciente de roupas pode transformar a sua relação com a moda e com o meio ambiente. Do carro que você dirige até o cosmético que aplica no rosto, todas as suas escolhas de consumo no dia a dia têm algum impacto no planeta. E as roupas que usa, é claro, não são exceção.





Sabendo disso, a moda consciente é uma tendência crescente: brechós, slow fashion, produção local, materiais menos agressivos ao meio ambiente – tudo é válido quando se fala em consumo consciente de roupas.

O que seria o Slow Fashion?


É preciso cada vez mais pensar em reduzir o desperdício, facilitar a reciclagem, reparar, reutilizar e reaproveitar. Para a moda, priorizar o ciclo de vida do produto é o futuro.


Enquanto o movimento Fast Fashion preza pela produção em massa e rapidez, que é adotada por grandes marcas como Riachuelo, C&A e Marisa, o movimento Slow Fashion atua de mais forma lenta, com peças de vida útil mais longa.


Além disso, a preocupação com o meio ambiente tornou-se um diferencial competitivo, pois elas são bem vistas no mercado, são valorizadas pelos consumidores, geram economia, são mais competitivas, geram confiança perante os investidores, seus colaboradores trabalham mais satisfeitos, entre outras vantagens.

Upcycling na Moda


O Upcycling é o processo de criar algo novo e melhor a partir de itens que já existiam.

 

Diferente da reutilização ou da reciclagem, o Upcycling usa materiais existentes para melhorar os originais. Daí vem o “Up” de Upcycling, que dá a ideia de aprimorar ou evoluir algo.


A Técnica surgiu em 1990, o upcycling é, ainda hoje, uma das formas mais criativas e assertivas de caminharmos em direção à moda sustentável, provando que ela pode ser muito mais interessante do que achamos.













Litto F'erratti

Nenhum comentário:

Postar um comentário